DOADORAS E RECEPTORAS DE ÓVULOS
clique para imprimir

COMO A RECEPTORA ESCOLHE A DOADORA?

O IPGO costuma ter várias doadoras aguardando ser escolhidas. A receptora terá acesso ao questionário com todas as características físicas da doadora uma foto quando criança. A tipagem sanguínea deve ser compatível no caso dos pais não quererem contar ao filho a maneira que ele foi gerado.

Apesar de muitas das características das doadoras poderem não ser transmitidas aos filhos, as receptoras sentem-se mais confortáveis em escolher alguém parecidas com elas em vários aspectos, tanto físico quando de personalidade.

As doadoras devem ter entre 18 e 35 anos de idade. Acima de 35 anos normalmente a resposta ovariana não é suficiente para a divisão dos óvulos porém podem ser usadas doadoras acima desta idade em casos especiais. Quanto mais velha a doadora menor a chance de gravidez da receptora devido à diminuição natural da chance de engravidar em função do aumento da idade materna.

O tempo de espera para encontrar uma doadora compatível é muito variável visto que algumas etnias são mais raras dependendo da região do país como, por exemplo, a negra e oriental. Dependendo da tipagem sanguínea também o tempo para encontrar doadora compatível pode ser maior.


IMPORTANTE
Os critérios aceitos para definir quem pode ser doadora de óvulos são variáveis de acordo com a resolução vigente do CFM (Conselho Federal de Medicina) na época do procedimento.