DOADORAS E RECEPTORAS DE ÓVULOS
clique para imprimir

"MIX" DE ÓVULOS

É uma medida extrema em que se mistura (mix = misturar em inglês) os óvulos de doadora com os da paciente, em uma única transferência de embriões. É uma alternativa que pode ser oferecida a casais cuja mulher, em tratamentos anteriores de fertilização, não formou embriões de qualidade satisfatória, em decorrência dos óvulos de qualidade indesejável. Nestes casos a paciente tem óvulos de má qualidade e, por isso, tem chance mínima de fertilização. Os doados são considerados uma boa alternativa de sucesso de gravidez, e por isso, pode ser indicado o "mix" de óvulos.

Desta maneira, o impacto psicológico da ovodoação "pura", isto é, sem o uso dos próprios óvulos, poderá ser amenizado, caso a mulher ou o casal ainda tenha insegurança neste procedimento. Os embriões transferidos em uma só vez serão provenientes de óvulos da própria paciente e de óvulos doados. Assim, o filho nascido terá origem genética obscura, a não ser que o casal queira no futuro saber, pelo exame de DNA, qual óvulo originou este bebê. O custo financeiro deste procedimento pode ser um empecilho


IMPORTANTE
Os critérios aceitos para definir quem pode ser doadora de óvulos são variáveis de acordo com a resolução vigente do CFM (Conselho Federal de Medicina) na época do procedimento.